Alimentação

Por que comer frutas secas?!

Gente, uma ótima combinação para um lanche intermediário, pra mim, são as frutas secas com castanhas. A fruta seca nada mais é do que a fruta concentrada, sem a água. Considerando o alto índice glicêmico delas, o combo fruta seca + castanha combina perfeitamente quando pensamos em diminuir a velocidade em que esse açúcar vai para o sangue, já que as castanhas diminuem o índice glicêmico da fruta.

castanhas e frutas secas

E o melhor disso tudo é que é um lanchinho super prático de carregar, que não precisa ir à geladeira e nem ser consumido geladinho pra ficar gostoso, né?! As frutas secas também são ótimas enganadoras das formiguinhas de plantão. Aliviam bastante vontade de doce!

Mas atenção! Considerando que a fruta seca é a fruta fresca MAIS CONCENTRADA, é importante estar atento à quantidade consumida. Consumir 100g de damasco fresco e de damasco seco, por exemplo, é bem diferente. A concentração de açúcar (da fruta) é bem maior na fruta seca, já que a água foi eliminada. O valor calórico também.

damasco seco

Damasco seco

No entanto, as frutas secas são: ricas em anti-oxidantes, fonte de vitaminas (menos do que a fruta fresca, pois o aumento da temperatura para eliminar a água faz com que alguns nutrientes sejam perdidos), fonte de fibras, controladoras da hipertensão devido ao auxílio no equilíbrio de gorduras presentes no sangue e ajudam, ainda, a eliminar toxinas do organismo, já que muitas delas são ricas em potássio.

Ameixa seca

Ameixa seca

Sem contar, gente, que pra comer a fruta seca, ela não precisa estar “na época” dela, né?! Ou seja, mesmo não sendo época de ameixa, provavelmente você vai encontra-la no mercado. É claro que nada pode ser melhor do que uma boa fruta fresca, in natura, mas por que não substituir carrinhas e industrializados, cheios de conservantes e aditivos químicos (nomes que nem sabemos pronunciar!) por frutas secas acompanhadas de castanhas?! Acho ótimo!

E falando por mim, que sou super doceira, me ajuda bem na vontade de doce (principalmente a tâmara!)

Tâmara seca

Tâmara seca

Experimentem misturar: damasco/ tâmara/ ameixa/ uva passa com macadâmia e/ou castanha-do-pará e/ou castanha de caju e/ou avelã e/ou amêndoas e/ou nozes.

Para a quantidade, nada melhor do que consultar seu nutricionista. Isso é bem pessoal. Mas eu, geralmente, faço um mix de 30g de castanhas com umas 2 ou 3 frutas secas (no caso da Tâmara, que é bem docinha, como uma só e, no da uva passa, um montinho delas, rs).

É isso! Espero que ajude vocês a ter mais uma opção de lanchinho intermediário saudável.

Um beijo,

La Pagliarini

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