Gente, mais uma receitinhas maravilhosa da Erika, do Atelie da Saúde {@atelie_da_saude}, para vocês! Ideal para um final de semana saudável, né?! Esse grão-de-bico pode ser um ótimo substituto para os petiscos gordinhos. Vamos lá!
Abobrinha recheada com arroz negro e shitake, acompanha grão-de-bico assado
Ingredientes
1 abobrinha orgânica
1 xícara de arroz negro
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 bandejinha de shitake
sal e temperos a gosto
Preparo
Refogue a cebola e o alho, acrescente o arroz negro e deixe refogar por 5 minutos. Depois, coloque a água (dependendo do arroz negro, ele pode ser mais durinho, então o cozimento é similar ao do arroz integral; para outros, que têm o grão mais macio, o cozimento é o mesmo do arroz branco. Em média são 2 xícaras de água para 1 de arroz). Enquanto o arroz cozinha, corte a abobrinha ao meio (no sentido do comprimento), retire levemente o miolo, regue com um pouco de azeite, coloque em uma forma e leve para assar por mais ou menos 15 minutos (ou até que ela fique no ponto de sua preferência). Corte o shitake e refogue com um pouco de óleo de coco, sal e salsinha.
Montagem
Retire a abobrinha do forno, coloque o recheio de arroz negro e finalize com o shitake.
Grão-de-bico (Serve tanto de acompanhamento, como um petisco super nutritivo e saudável)
Ingredientes
1/2 pacote de grão de bico
temperos a gosto (sugestão: sal, pimenta calabresa, orégano e alecrim)
Fio de azeite
Preparo
Deixe o grão-de-bico de molho por 10 horas. O grão deve estar submerso na água. Depois, jogue a água fora e distribua os grãos em uma assadeira. Coloque os temperos. Primeiro o fio de azeite, o sal e o restante a gosto. Depois, leve ao forno por mais ou menos 45 minutos (180ºC), até que os grãos fiquem dourados. Ele não deve estar macio, deve ficar mais crocante.