Alimentação

Proteína na medida certa

A questão é: a partir do momento em que começo a praticar atividade física e tenho o objetivo de ganhar massa magra, devo aumentar a ingestão de proteína?

Sim, mas com moderação. A recomendação da RDA é de 0,8g de proteína para cada kg de peso corporal diariamente. No caso de praticantes de atividade física, o aumento deve ser discreto, de 1,2-1,6g de proteína/kg de peso corporal por dia.

Estudos apontam que a população brasileira, por uma questão cultural, já consome o nutriente em abundância durante as refeições. A proteína não seria, portanto, um nutriente carencial no Brasil, para ser suplementada ou consumida em excesso por quem já tem uma alimentação balanceada.

Mas o consumo excessivo de proteína pode ser prejudicial a saúde? Sim, pode. Isso porque um dos produtos de metabolismo de proteína é a amônia, que é excretada pelos rins em forma de uréia. No caso do consumo excessivo de proteína, o aumento da atividade renal pode sobrecarregar o órgão.

É importante lembrar também que, quando aumentamos a ingestão de carnes, ovos e leite para aumentar o consumo proteico, aumentamos, também, a ingestão de gordura.

O mais indicado é manter uma alimentação equilibrada em proteínas e carboidratos e, no caso do objetivo de aumento de massa magra, realizar o treinamento contra resistência (musculação) cronicamente. Assim, é possível alcançar o objetivo estético sem prejudicar a saúde.

Fonte: Antonio Herbert Lancha Jr., para a revista O2. 

**importante: comer 200g de frango, por exemplo, não significa que você está comendo 200g de proteínas. O frango, como as outras carnes, tem água, gordura, sódio, etc. A proteína está entre os seus nutrientes.

E, considerando que CADA organismo é um, é importante você consultar seu nutricionista para saber, de acordo com seus objetivos e necessidades, qual a quantidade ideal de proteína para incluir na sua dieta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s