Alimentação/Saúde

Por que evitar o refrigerante zero?

Gente, uma grande dificuldade que tenho é não consumir refrigerante zero. Durante a semana ok, nem lembro. Mas aos finais de semana, em festas, churrascos, etc, principalmente quando não quero beber nada alcoólico, sinto falta da minha coca zero. Eu tinha algumas dúvidas sobre por que não é nada bom consumir esse tipo de bebida e achei pertinente fazer uma mini entrevista com a Carol Ferreira, nutricionista, para esclarecermos essa questão. Vamos ver?!

Carol, é verdade que o refrigerante zero pode engordar, apesar de não ter calorias?

Algumas pesquisas mostram que a ingestão de adoçantes artificiais acaba induzindo as pessoas a comer mais. Isso acontece porque os adoçantes artificiais, apesar do sabor adocicado, não são reconhecidos como glicose pelo nosso organismo e não provocam a sensação de saciedade que, normalmente, a ingestão do açúcar comum provoca. Sendo assim, existe um aumento do apetite, o que provoca um aumento, também, da ingestão calórica diária e, consequentemente, o ganho de peso.

É uma bebida industrializada, com muito conservantes e adoçante. Que malefícios os conservantes trazem para a saúde?

Os conservantes são substancias utilizadas para que não haja crescimento de microorganismo nos produtos. São extremamente prejudiciais a saúde e têm sido associados ao desenvolvimento de algumas doenças, principalmente alguns tipos de câncer. O mesmo se aplica ao uso excessivo de adoçantes artificiais que, além de favorecer um aumento de peso, podem causar alguns tipos de câncer. Além disso, algumas versões de refrigerante têm um excesso de fósforo, o que atrapalha a absorção de Cálcio, podendo predispor doenças como a osteoporose e danificar o esmalte dos dentes.

E a questão do sódio?

O refrigerante zero tem uma alta concentração de sódio que, além de causar inchaço e retenção de líquidos, aumenta a probabilidade de problemas cardíacos, como a hipertensão. A versão normal do refrigerante tem quase a metade da quantidade de sódio da versão zero.

O fato de ser gaseificada, prejudica? Dá mais celulite?

Não. O fato de ser uma bebida gaseificada não interfere na questão da celulite. A junção de outros fatores, como a alta concentração de sódio, conservantes, corantes, etc, que faz do refrigerante zero prejudicial a saúde e uma das causas da celulite.  O refrigerante nunca é uma boa opção, mas é melhor consumir a versão normal de forma controlada do que utilizar a versão zero.

E aí, gostaram!?
Maior puxão de orelha, inclusive pra mim. Vamos evitar o refrigerante, pessoal. Não é por que não tem calorias que faz bem para a saúde.

Bj bj e boa semana!

La Pagliarini

Carolina Ferreira (@carolferreira_nutri)
(16) 3620-2420
carolina@nutrevida.com.br 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s