Saúde

Ter insônia engorda?!

Oi, pessoal! Tudo bem?

Eu já tive, há uns 5 anos atrás, e voltei a ter recentemente, dificuldade para dormir. Além de ser a coisa mais chata do mundo ficar rolando na cama, vocês sabiam que a falta de sono pode atrapalhar seus resultados do treino e da dieta?! Pois é… O cansaço depois de uma noite mal dormida não é o único malefício da insônia. Quem não dorme de 7-8 horas por dia, tem maior propensão a ganhar peso.

Mas por quê?! 

O GH, hormônio responsável pelo desempenho físico, manutenção da massa magra e pela queima de gordura, é produzido durante o período de sono profundo. Ou seja, quem não dorme, produz menos GH que o ideal e tem, sim, maior propensão a acumular gordura e não ganhar massa magra. O mesmo acontece com a leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade. Ou seja, quem dorme mal pode também ter um aumento do apetite, principalmente por alimentos com alto teor de carboidratos.

A falta de sono também deixa o cortisol (hormônio do estresse) lá no alto e, como eu já contei pra vocês, cortisol alto prejudica e MUITO o processo de emagrecimento. Eu, inclusive, estou fazendo tratamento na minha endocrinologista (Camila Mele) por ter picos altíssimos de cortisol. Por último: a produção de insulina também é maior quando se tem insônia, o que aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes.

Sem contar que, quando estamos cansados, o desempenho nos treinos cai MUITO, né gente?! E treinar é tudo para quem busca qualidade de vida, saúde e, também, um corpo legal.

O que a minha endocrinologista me indicou foi a Melatonina, hormônio produzido pelo corpo humano e indutor natural do sono, que age na ausência da luz. Ou seja, tenho que tomar um comprimidinho na hora de deitar, apagar a luz e esperar o sono chegar. Meus compridos chegaram hoje, vou experimentar e conto para vocês se resolveu!

Outra dica que para mim está ajudando MUITO: aqueles livros de pintar! Estou colorindo antes de dormir e é um super exercício de meditação, para ficar sem pensar em nada, relaxar e ir se preparando para o sono. Não sei para vocês, mas, para mim, a insônia é muito mais cabeça trabalhando freneticamente do que falta de sono propriamente dita… Vocês concordam!?

De qualquer forma, quem está dormindo mal: procure seu médico! Isso pode SIM atrapalhar seu desempenho nos treinos e dificultar a obtenção de bons resultados no processo de emagrecimento.

Me contem as experiências de vocês! Qualquer dica é bem-vinda, não é mesmo!?

Um beijo e ótima semana,

La Pagliarini

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