Alimentação/Beauty

Como controlar a retenção de líquidos

O sódio é o principal causador da retenção de líquidos corporais (edema) em mulheres e homens – embora seja mais comum em mulheres, por conta dos hormônios ou gestação. A regularização do sódio é controlada pela quantidade de água corporal. Quando a concentração de sódio aumenta, dois mecanismos diferentes são ativados: a secreção de hormônios antidiuréticos e a estimulação da sede, com o propósito de aumentar a concentração de água no organismo.

Se você apresenta sinais de edema, experimente evitar alimentos ricos em sódio. Entre eles:

  • Alimentos industrializados
  • Enlatados
  • Alimentos em conserva
  • Salgadinhos, em geral
  • Queijos amarelos
  • Embutidos
  • Bebidas alcoólicas em excesso

EmbutidosAlém disso, algumas frutas e legumes podem ajudar a diminuir a retenção hidrica, tendo efeito diurético. Invista em alimentos como:

  • Melancia
  • Limão
  • Morango
  • Abacaxi
  • Cenoura
  • Salsão
  • Aipo
  • Tomate
  • Pepino
  • BeterrabaPepino

Lembrando que o consumo desses alimentos deve ser associado ao aumento da ingestão hídrica com: água de coco, chás e água (mínimo de 2l diários).

Carolina Ferreira (@carolferreira_nutri)
(16) 3620-2420
carolina@nutrevida.com.br

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