Treino

A musculação no processo de emagrecimento

Quem aí nunca ouviu daquela amiga que foge da sala de musculação que “não quer crescer” e, por isso, não faz esse tipo de exercício? Confesso que sempre pensei assim também e, por isso, tinha tanta dificuldade para emagrecer. Mal começava uma ficha e já voltava para as aulas de Jump e Spinning, morrendo de medo de ficar maior do que estava.

O que eu não imaginava era que a musculação era a peça-chave para eu alcançar meu objetivo. E o melhor: depois que fiz dela uma atividade de rotina, virou um verdadeiro vício. Realmente me encontrei na atividade física!

Mas independentemente de gostar ou não, vim dividir com vocês o que eu aprendi (entre entrevistas e treinos com profissionais da área – para quem não sabe, já fiz duas edições da revista de uma academia de Campinas) sobre a importância de encaixar a musculação na sua rotina de treinos, mesmo se o objetivo for a perda de gordura.

Musculação1(!) Não, musculação não engorda. O que acontece é que, com o trabalho de força, você tende a aumentar sua porcentagem de massa magra, o que, inclusive, auxilia no processo de emagrecimento. O que engorda é fazer qualquer tipo de atividade física e “compensar” na comilança depois :P

2(!) O processo de recuperação muscular que acontece no pós-treino faz com que você gaste mais calorias durante o dia todo, enquanto, no exercício aeróbico, a queima calórica é momentânea. Quanto mais massa magra, maior sua taxa metabólica basal (o quanto você gasta de calorias diariamente, em repouso);

3(!) Crescer a ponto de ficar grande não é uma tarefa tão simples assim. Se fosse, os fisiculturistas não teriam o trabalho que têm e nem teríamos tantos amigos reclamando da magreza, não é mesmo? Para realmente crescer, é preciso seguir uma linha de planejamento nutricional bem restrita e voltada para esse objetivo, rica em proteínas e carboidratos – e ainda treinar bem pesado!

4(!) Existem vários tipos de treino dentro da musculação. Converse com seu treinador e defina qual o melhor método de treinamento para o seu objetivo.

5(!) Treinar é essencial, mas a dieta que você segue tem um reflexo ainda maior sobre os resultados. Ajuste o treino e a dieta de acordo com seus objetivos e não, você não vai engordar! Terá apenas benefícios e um corpo mais desenhado.

Gostaram?

Bjs,

La Pagliarini

Um pensamento sobre “A musculação no processo de emagrecimento

  1. Parabéns La, está uma delícia seu blog (e leve)!! Gostei especialmente das receitas (aquela crepioca é demais) e das dicas e observações (sobre os produtos integrais???).
    Bjs e abraços

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