Alimentação/Beauty

O que você precisa saber sobre a ingestão de água

Um hábito que aderi há pouco tempo (pouco mesmo! tipo, 2 semanas, haha) é beber bastante água. Desde que me mudei pra Ribeirão Preto, aumentei a quantidade por causa do calor, mas longe de ser o necessário para ter os benefícios. Até que, um dia desses, uma amiga minha me deu uma “bronca” e resolvi prestar mais atenção. Afinal, como posso reclamar da celulite se não faço o básico, que é beber bastante água?

Água

Enfim, pensando nisso, dei uma pesquisada e levantei alguns pontos que achei interessante dividir com vocês sobre a ingestão da água. Vamos lá:

  •  A quantidade ideal para ingestão diária depende de peso, altura, idade, atividades realizadas, entre outros fatores. Mas, em média, um corpo adulto precisa de, no mínimo, 2 litros de água por dia;
  • Não adianta virar 4 garrafinhas de 500ml em uma manhã (quem nunca? rs) e não tomar mais nenhum copo o resto do dia. O ideal é beber um copo de hora em hora (250 ml). Isso porque, se bebemos toda a água de uma só vez, ela é eliminada antes de ser usada pelo corpo;
  • Prefira a água gelada: ela é um termogênico natural, pois o organismo precisa trabalhar para aquece-la, o que aumenta o consumo energético e o gasto calórico do corpo;
  •  Os hábitos alimentares também influenciam na quantidade ideal estipulada por dia. Por exemplo, quem costuma tomar suco e comer muita verdura demanda menor ingestão de líquidos do que alguém que sobrecarrega as refeições com sal. As frutas, verduras e sucos contêm uma quantidade significativa de água. Mas atenção: diferente dela, esses alimentos e bebidas têm calorias!
  • Como todo alimento, a água deve ser ingerida com moderação, ou melhor, na quantidade certa. Se consumida em excesso (excesso mesmo, tipo 6 litros), pode ocasionar em uma sobrecarga renal ou em uma hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue);
  • Duas maneiras de avaliar se você está bebendo a quantidade ideal é: pela urina – quanto mais clarinha, mais hidratado está seu corpo – e pelo exame de bioimpedância, que verifica a demanda do seu organismo.

E aí, gostaram?

Para mim, essas informações foram bem importantes. Às vezes, nos apegamos a tantos malabarismos na dieta e um detalhe tão simples pode fazer a diferença. Sendo assim, vamos nos hidratar! Diminuir a retenção de líquido, melhorar a pele, o cabelo, o funcionamento do intestino e do organismo, em geral.

Bjs,

La Pagliarini

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